Liberdade Emocional - EFT


31 May
31May

                         Assista este video ensinando como fazer EFT em casa https://youtu.be/uijulYZnuTA



1 - O que é EFT


A Técnica de Liberdade ou liberação Emocional (EFT) é uma técnica segura, rápida e eficaz usada para superar problemas emocionais. É uma forma de medicina alternativa derivada da acupuntura chinesa oriental usada para equilibrar o fluxo de energia que passa pelo nosso corpo e mente. O fluxo de energia passa através do corpo através dos pontos meridianos também conhecidos como pontos de acupuntura. É necessário que o fluxo de energia no corpo seja equilibrado para que uma pessoa funcione como um 'todo' e seja mental e fisicamente saudável. Todos os 12 canais de energia (meridianos) precisam estar em equilíbrio, no entanto, apenas 8 pontos de acupuntura são necessários na EFT para restaurar o balanço energético. Segundo o seu criador, Gary Craig, a interrupção da energia corporal pode levar a problemas emocionais e dores negativas.

A EFT é realizada aplicando pressão suave ou batidas leves nos principais pontos do meridiano, resultando na remoção de qualquer bloqueio e a energia pode fluir livremente e em equilíbrio. A EFT também é conhecida como acupuntura sem agulha ou batidinhas. A Técnica da Liberdade Emocional é um tipo de intervenção de aconselhamento que, ao longo dos anos, evoluiu de várias teorias da medicina alternativa, como acupuntura, programação neurolinguística, medicina energética e Terapia de Campo do Pensamento (TFT).

A base da EFT é que a estimulação de pontos somáticos (pontos de acupuntura) pode desempenhar um papel na cura psicológica. Existem várias publicações sobre a eficácia da EFT na cura do sofrimento emocional.

Em resumo, a EFT é uma breve forma de intervenção terapêutica que combina elementos de exposição, terapia cognitiva e estimulação somática de pontos de acupuntura na face e no corpo. Um cliente geralmente identifica uma preocupação ou problema que deseja resolver com a técnica de EFT e classifica seu nível de sofrimento ou desconforto em uma escala de 0 a 10 (10 é a quantidade máxima de sofrimento e 0 representa o estado mínimo ou neutro). Isso é chamado de escala SUD (Unidade Subjetiva de Desconforto) e há muito tempo é usado como uma medida subjetiva do desconforto do paciente ou cliente na terapia. Os participantes declaram sua preocupação em uma “Declaração de Configuração”, que ajuda a transformá-los em seu nível de sofrimento. Isso geralmente é afirmado neste formato "Embora eu tenha esse problema (por exemplo, raiva, dor, ansiedade), eu profundamente e completamente me amo e me aceito." A primeira metade da declaração de configuração enfatiza a exposição, enquanto a segunda metade enquadra o evento traumatizante no contexto da auto-aceitação. O cliente então se envolve no processo somático de leves batidinhas ou pressão (tapping) nos pontos de acupuntura do corpo enquanto repete uma frase abreviada para permanecer conectado ao problema (por exemplo, sentir raiva). Isso é chamado de "Lembrete". A sequência de derivação usa principalmente 8 pontos de acupuntura na face e na parte superior do corpo e normalmente é repetida até que a classificação SUDS seja muito baixa (1 ou 0).



2 - A história da EFT


A Técnica da Liberdade Emocional (EFT) tem suas raízes na psicologia moderna e também na medicina alternativa chinesa conhecida como acupuntura.

George Goodheart, em 1960, descobriu que, tocando ou estimulando os pontos de acupuntura, ele poderia tratar as condições físicas com sucesso e nomeou esse processo de cinesiologia. Fred Gallo, psicólogo clínico, cunhou o termo psicologia energética para definir todas as modalidades que usavam pontos de acupuntura e técnicas semelhantes. Em seguida, o Dr. Roger Callahan combinou o uso da terapia de exposição com o tratamento de fobias e outros problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e Transtorno da Síndrome Pós-Traumática. Dr. Callahan nomeou seu método como Terapia de Campo de Pensamento (TFT). Mais tarde, Gary Craig, engenheiro e treinador de desempenho, estudou TFT com o Dr. Callahan e conseguiu simplificá-lo. Dr. Craig, em colaboração com Adrienne Fowlie, publicou um manual on-line para disponibilizar a EFT para o maior número possível de pessoas.



3- Os benefícios do uso da EFT


Os efeitos podem ser rápidos, geralmente sentidos na primeira sessão.

• Resultados alcançáveis são experimentados mais rapidamente do que muitas outras formas de terapia

• Problemas profundamente enraizados e de longo prazo podem ser resolvidos e resolvidos de maneira simples e fácil com o mínimo de angústia; efeitos colaterais são improváveis.

• Nenhuma preparação necessária, diretamente para a terapia

• O processo é fácil de seguir

• A EFT geralmente funciona onde nada mais funcionou

• Pode ser usado via telefone e consultas via Skype ou outra ferramenta online

• O cliente pode aprender o procedimento como uma ferramenta de auto-ajuda

• Queixas físicas persistentes são frequentemente aliviadas

• Resultados emocionais são tipicamente duradouros

• Não é necessário "desenterrar" coisas emocionais antigas de uma maneira dolorosa. (Os desafios atuais são aproveitados, a trilha é seguida)

• Capaz de acessar, se necessário, memórias antigas que ainda possuem carga emocional, permitindo que as removamos de nossas paisagens emocionais para o bem

•    E muitos mais…



4 - Áreas em que os clientes podem se beneficiar da EFT


Existem 5 grandes áreas em que um cliente pode se beneficiar usando a EFT:

Relacionamento, Saúde, Trabalho, Dinheiro e Espiritualidade. A lista abaixo pode ser ajustada em uma dessas 5 grandes áreas.


• Aliviar a dor física

• Liberando medos e fobias

• Melhorando o desempenho esportivo

•  Perda de peso

• Estresse, ansiedade, depressão, pânico

• Parar hábitos / comportamentos indesejados, como tabagismo, álcool, drogas, etc.

• Alimento emocional e desejos

• Insônia

• Alcançar objetivos

• Aliviar o estresse emocional, ou seja, luto, problemas de relacionamento, raiva etc.

• Desenvolvimento pessoal

• problemas das crianças

• Muito mais…



5 - Como a terapia EFT ajuda o cliente a liberar sua emoção negativa:


Terapia de Exposição, Renovação Cognitiva e Resposta Condicionada


A EFT trabalha expondo o cliente ao problema, pedindo ao cliente que enfrente e lembre-se de uma experiência emocional negativa. Quando o cliente recorda uma memória traumática, ele se sente desconfortável porque a memória do evento traumático ativará o mecanismo de luta ou fuga do cliente. Esse processo é conhecido como exposição psicológica. Em seguida, adicionamos uma nova entrada cognitiva à memória traumática, alterando o estado do cliente de luta ou fuga para um estado mais calmo e relaxado ao mesmo tempo em que uma memória traumática está sendo recuperada. Tocar nos 12 pontos do meridiano liberará a energia bloqueada e fará o cliente se sentir calmo. Então, dizendo a frase de auto-aceitação: aceito profunda e completamente a mim mesmo ou uma frase semelhante, independente do problema enfrentado, reformulará os sentimentos associados à memória traumática. O próximo passo seria tocar nos pontos de acupuntura que liberam o estresse. À medida que tocamos nos pontos de acupuntura, o corpo se acalma e esse novo estímulo positivo cancela o desencadeamento emocional causado pela memória traumática. Por sua vez, os estímulos físicos calmantes quebram o poder da memória traumática, reduzindo sua intensidade. Tocar indica ao corpo que está tudo bem, o que interrompe o ciclo de feedback condicionado que foi estabelecido anteriormente quando a emoção negativa foi armazenada juntamente com a memória de um evento traumático. Posteriormente, o sistema nervoso se dissocia da memória estressante, interrompendo imediatamente o mecanismo de luta ou fuga causado pela emoção negativa que induz os hormônios do estresse a serem liberados na corrente sanguínea.

Vários estudos usaram o eletroencefalograma (EEG) para analisar o que ocorre no cérebro quando alguém é conectado a uma máquina de EEG enquanto eles lembram uma memória traumática e também quando tocam os pontos do meridiano. Os resultados foram surpreendentes. O cérebro humano opera em diferentes ondas cerebrais e uma máquina de EEG exibirá qual seção e tipo de onda o cérebro ativa sob uma situação específica. Por exemplo, em um estudo, foi pedido às pessoas que se lembrassem de um evento traumático, as ondas cerebrais associadas à resposta ao estresse / medo foram ativadas. Eles foram convidados a fazer o EFT, suas ondas cerebrais associadas a um estado calmo foram ativadas. Depois de algum tempo, eles foram convidados a serem conectados a uma máquina de EEG enquanto recordavam o evento traumático. O resultado foi que as ondas cerebrais associadas a um estado calmo foram ativadas, fornecendo evidências de que as conexões neurais não estavam mais conduzindo sinais de estresse quando recordamos uma memória que costumava nos assustar (Swingle, 2010; Lambrou, Pratt & Chevalier, 2003; Diepold & Goldstein, 2009).

A EFT também é usada para reversão psicológica (RP). PR é um termo usado para definir quando a energia de uma pessoa é bloqueada ou está fluindo na direção inversa da polaridade normal do corpo humano. Quando a energia de uma pessoa é revertida, ela pode apresentar problemas psicológicos devido ao distúrbio do fluxo de energia no corpo. O estágio Setup da sessão de EFT é usado para corrigir uma pessoa com reversão psicológica.

O primeiro ponto de toque - O Karatê - é tocado três vezes durante a instalação. Este é o estágio em que a correção de RP está completa.

O efeito de generalização é outra maneira pela qual a EFT ajuda o cliente a liberar emoções negativas. O conceito de generalização é que nosso cérebro reúne eventos e memórias com emoções semelhantes ligadas a eles. A coleta desses eventos, quando armazenados juntos no hipocampo, gera um problema maior, como a baixa auto-estima. A baixa auto-estima é um padrão formado por uma coleção de eventos negativos semelhantes que, quando ocorridos um após o outro, validam o sentimento de insignificância ou não são bons o suficiente. Uma vez que um evento é resolvido pela EFT, os outros eventos com emoções semelhantes a eles ligados tendem a desaparecer como um efeito dominó, porque a cadeia é quebrada pela liberação da emoção traumática. O hipocampo então descobre que os outros eventos semelhantes não são mais importantes e não representam nenhum perigo. Portanto, é uma boa prática explorar eventos específicos que levaram a uma baixa auto-estima e, em seguida, abordar o problema maior em si. A razão é que, usando baixa auto-estima como exemplo, uma pessoa não apresenta baixa auto-estima do dia para a noite, mas é formada quando uma coleção de eventos específicos que resultam em um sentimento traumático ou negativo é armazenada no cérebro.


Em resumo, quando uma experiência emocional não é totalmente resolvida, ela cria um bloqueio ou distúrbio nos canais de energia, o que pode causar sintomas emocionais e / ou físicos. Quando os desequilíbrios energéticos ocorrem por um longo período de tempo, pensamentos, sentimentos e emoções desconfortáveis, crenças autolimitantes e muitos sintomas físicos podem ser o resultado dos desequilíbrios energéticos. Os canais de energia têm 'gateways de acesso', também conhecido como via meridiana, através de uma variedade de pontos de acupuntura específicos. Tocar nesses pontos de acupuntura, enquanto se conecta ao problema / problema, pode liberar o bloqueio dos canais de energia, permitindo que a energia flua livremente pelos canais. Um fluxo livre de energia é essencial para a saúde mental e física.



6 - O sistema Meridiano Chinês - pontos de pressão


Quando o fluxo de energia do meridiano é interrompido ou bloqueado pela dor física, mental ou emocional, a harmonia do Chi é perturbada. O fluxo meridiano pode ser afetado por uma grande variedade de coisas, desde estresse e ansiedade, passando por questões alimentares e problemas de saúde.


Os 8 nomes chineses dos principais pontos meridianos são:


• Ponto de costeleta de karatê - meridiano do intestino delgado

• Ponto da sobrancelha - meridiano da bexiga e do estômago

• Ponto lateral do olho - meridiano triplo mais quente, meridiano da vesícula biliar, meridiano do intestino delgado

• Sob o ponto ocular - meridiano do estômago

• Sob a ponta do nariz - meridiano que rege, meridiano do intestino grosso

• Ponto do queixo - meridiano central ou da concepção, meridiano do estômago

• Ponto da clavícula - meridiano do rim

• Sob a ponta do braço - meridiano do baço

• Topo da cabeça - meridiano que governa

• Chi - não relacionado a um órgão específico, mas auxilia a principal conectividade do meridiano



Para realizar a EFT, você deve primeiro identificar o problema, testar a intensidade ou o nível inicial de desconforto usando o SOD em uma escala de 0 a 10, criar uma frase inicial que se conecte diretamente ao problema juntamente com uma afirmação de auto-aceitação. Ao tocar nos pontos, uma versão mais curta da frase inicial é repetida para lembrar os problemas que estão sendo abordados. A sequência inteira é repetida até que o nível ou intensidade caia para zero ou quase zero.


• SOD - Escala de desconforto ou SUD - Unidades subjetivas de perturbação

• A configuração

• Sequência / Rodada

• Sanduíche de 9 Gamut / EFT

• Repetir sequência / rodada

• Ajustes para as rodadas subsequentes


A configuração

Isso permite que o cliente se conecte com seu problema e exponha a emoção negativa. A instrução setup configura o problema em que queremos trabalhar para reduzir o SUD. Aqui, você será confrontado com o seu problema com o objetivo de interromper sua resposta condicionada ao medo. Isso também é conhecido como terapia de exposição.


Esfregue / estimule o ponto dolorido ou toque em Karate Chop Point

• Faça a declaração de abertura

Isso equilibraria seu fluxo de energia e desfaria qualquer fluxo reverso de energia, se presente.


À medida que o ponto dolorido é tocado, repita

• "Mesmo que eu (declaração do problema) eu me aceite verdadeira e profundamente"

• Repita 3 x enquanto esfrega a ferida continuamente ou toca no Karate Chop Point


A Sequência / Rodada

• Toque em todos os pontos, começando pela sobrancelha e terminando com o Karate Chop Point na mão

• À medida que cada ponto é tocado, um lembrete / versão abreviada da declaração de abertura é usada para o restante do toque.

Por exemplo. Declaração de abertura:

"Mesmo que eu sinta raiva e desmotivado com a minha vida, eu realmente e profundamente me aceito"

Declaração abreviada:

"Estou com raiva e desmotivado"

E diga isso porque todos os outros pontos são tocados.


O sanduíche 9 Gamut / EFT

Depois de todos os pontos terem sido tocados, terminando com o Karate Chop Point, toque continuamente no Gamut Point enquanto

• Movendo os olhos do chão para o teto, mantendo a cabeça parada

• Movendo os olhos em grande círculo e vice-versa

• Feliz aniversário cantarolando ou qualquer música familiar para cerca de um bar

• Contagem - 1 2 3 4 5

• Zumbido como acima

• Inspire e expire profundamente.

Isso permite que o cérebro alterne rapidamente entre os hemisférios e acorde para que ele trabalhe no problema.


Sequência de repetição / rodada

• Toque em todos os pontos como antes

•   Respire fundo

• Reflita sobre como você se sente

• SOD


Ajustes para rodadas subsequentes

• O objetivo é obter a pontuação SOD / SUD o mais próximo possível de zero

• Formule novas declarações de abertura com base em onde está o problema agora, para conseguir isso, por exemplo

"Mesmo que este problema esteja agora em 7 ..."

"Mesmo que parte desse problema permaneça ..."

"Mesmo que eu ainda tenha um pouco desse problema ...".


Abaixo veremos a sequência completa para realizar a terapia com EFT:


Receita tradicional de EFT


1 - Comece com a declaração longa enquanto toca no Karate Chop Point, repita a declaração 3 vezes enquanto toca nesse ponto. Por exemplo... Mesmo que eu tenha este problema (magoa por ter sido humilhada pelo meu amigo) eu me amo e me aceito profundamente.

2 - Toque nos pontos do meridiano na seguinte ordem e repita a instrução "curta" em cada ponto: Por exemplo... (humilhada)

Topo da cabeça

Canto da sobrancelha

Canto do olho

Sob os olhos

Sob o nariz

Ponto de queixo

Ponto da clavícula

Debaixo do braço

Polegar

Dedo indicador

Dedo do meio

Dedo mindinho

Retorne o ponto de golpe do karatê, repetindo a declaração "curta" uma vez e toque 15 a 20 vezes.


O procedimento de fechamento (enquanto toca no ponto Gamut) é o seguinte:


Fechar os olhos

Abra os olhos

Olhe para baixo e para a direita, em seguida, centralize os olhos

Olhe para baixo e para a esquerda e depois centralize os olhos

Role os olhos em um círculo de sentido único

Rode os olhos em círculo da maneira oposta

De boca fechada cante por 5 segundos 'Parabéns para você'

Conte de 1 a 5 em voz alta e depois volte contando de tras para frente

De boca fechada cante novamente por 5 segundos de 'Parabéns para você'



7 - A EFT pode ser usada pelos clientes fora da sessão terapêutica.



A EFT é reconhecida como uma estratégia poderosa que pode capacitar os clientes a usá-la regularmente em seu próprio tempo fora da sessão de treinamento. Quando o terapeuta, coach de vida dos PNLs ensina um cliente a usar a EFT por si próprio, o cliente fica habilitado a trabalhar em seus próprios problemas para se livrar das emoções negativas no conforto de suas próprias casas. Portanto, os clientes se tornam mais responsáveis pelo uso da estratégia de EFT e se tornam menos dependentes do terapeuta profissional. Ao fazer com que o cliente se concentre inicialmente sob a orientação de um treinador, terapeuta e praticantes da ordem, o cliente tem o poder de resolver seus próprios problemas emocionais e pode experimentar a rapidez com que suas emoções negativas podem ser resolvidas. A EFT pode então ser usada como uma ferramenta de auto-ajuda sempre que necessário.


8 Sessões de EFT pelo Telefone, Skype, Messenger



 Quais são as vantagens do "Counselling" via fone com vocês?

1. "Counselling" de via fone poderiam ser vantajosos nas situações seguintes:
2. É uma alternativa disponível a terapia de face-to-face (presencial) convencional.
3. Você tem razões para se manter distante, privado ou anônimo.
4. Você se acha inapto a visitar um terapeuta por causa de inaptidão, timidez, agorafobia, ou outros fatores.
5. Você está em uma área remota ou país sem terapeutas de língua portuguesa satisfatoriamente competentes.
6. Você não está disponível para terapia regular por causa das horas que você trabalha ou porque você está freqüentemente viajando.
7. Você pode fazer uso do seu tempo (por exemplo durante a noite) quando você não conseguiria contatar um terapeuta normalmente.
8. Este método realmente atrai a você por alguma outra razão
9. Você deseja explorar varias áreas de sua vida sem se expor de forma alguma.
10. Você acaba de conhecer a técnica e quer explora-la sob outros prismas, isto é usando uma nova abordagem.

Para quais casos o "counselling de telefone" NÃO É satisfatório?
1. Não é um serviço de emergência.
2. Não é satisfatório para pessoas em crise que precisam ajuda imediata face-to-face de profissional.
3. Não é satisfatório para pessoas com perturbações severas por exemplo esquizofrenia, ou depressão maníaca (desordem bipolar).
4. Não é satisfatório para pessoas que poderiam ser classificados como depressão clínica.
5. Não é satisfatório para problemas de saúde mentais sérios.
6. Não é satisfatório para pessoas que sofreram trauma sério.
7. Não é satisfatório para pessoas com tendências suicidas.
8. Não é satisfatório para pessoas que têm medo eles poderiam cometer um crime que envolve dano ou que poderiam abusar de outra pessoa, ou para pessoas que cometeram tais crimes.
9. Não é satisfatório para pessoas abaixo de 18 anos de idade.


Benefícios- Emagrecimento, apoio de EFT e PNL na instrução e desenvolvimento pessoal, profissional e lingüístico, conselhos geral, relacionamentos, tensão, ansiedade, raiva, abuso, violência doméstica, droga e dependências em geral, depressão, crises de vida, crises espirituais e emergenciais, hábitos, bloqueios criativos, treinamento de Propósito de vida, desenvolvimento profissional continuado, Supervision e Mentoring para Terapeutas já em atividade.


EFT pode ser aplicado à si mesmo e pode ser oferecido a amigos ou membros da família inclusive crianças.

EFT não requer nenhuma ligação filosófica, religiosa ou teórica.

EFT pode ser usado com outras técnicas.

Vantagens

Nenhum Tráfico e Nenhum Problema de Estacionamento
Nenhuma limitação Geográfica
Nenhuma Necessidade de estar Vestido para Sair
Nenhuma Necessidade de ALGUÉM para estar com seus filhos
Nenhum Tempo Extra Longe de Seu Trabalho Ou Estudos

Confidencialidade: Tudo dito em uma seção será mantido e trabalhado de forma confidencial.

Alerta Legal: Nenhuma promessa de cura é feita sob condições médicas. Uma vez que EFT já produziu resultados clínicos notáveis, ainda deve ser considerado em fase experimental e assim os practitioners e o público têm que assumir total responsabilidade por seu uso. Master Coach Jamine Lage não é médica, simplesmente oferece a EFT como terapia complementar. Caso haja alguma dúvida consulte um Médico.



Assista este video ensinando como fazer EFT em casa https://youtu.be/uijulYZnuTA

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.